Arquivos deste Blog

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Atualmente as crianças



Atualmente as crianças vivenciam desde pequenas o contato direto ou indireto com a mídia.
Em todos os momentos de sua vida vivenciam uma relação estreita com as ferramentas, existentes como,por exemplo, quando assistem ao um programa de televisão estão sem perceber "aceitando" valores, comportamentos por conta dos produtos que estão sendo vendidos por meio das propagandas, ou até mesmo nos próprios programas de televisão.
Ao consumirmos este modelos, estamos "aceitando", ou melhor consumindo a cultura que embasada o programa de televisão,tais como: estigmas e esteriótipos que muitas vezes servem de controle e manipulação das maioria das pessoas que ás assistem.
A mídia por meio de suas propagandas televisivas, nós bombardeada como consumo excessivo de equipamentos, tais como celulares, computadores,rádio, televisão, portáteis, entre outros.
A criança convive em muitos espaços em que os equipamentos tecnológicos, estão sempre presentes, a escola é um destes espaços, mas como a escola realiza um jogo de não sistematização dos conhecimentos para que estes, sejam utilizados na própria vida prática da criança.
Ao meu ver a escola deveria ser uma instituição que realizasse o exercício de reflexão contínua dos acontecimentos do cotidiano , em que os conhecimentos não fossem fragmentados , mas que estes fosse visto como um conjunto de práticas das ações realizados em nossa vida.
Esta mesma instituição que tem inúmeras possibilidades de realização de trabalhos por suas inúmeras quantidades de materiais, disponíveis e de tempo.
Ela não o faz porque não conta com pessoas comprometidas de fato com o trabalho que realiza.
A educação tão dita e citada em muitos, textos, assim como este, trás inúmeras visões por parte de quem o lê, de quem realiza e de que está fazendo parte do processo.
Ao meu ver a educação não se resume nas práticas realizadas na instituição escolar.
Mas, a realização de ações de façam sentido e traga significado para a vida da pessoa que a realiza, ou que, faz parte do processo.
A comunicação tão necessária e tão decisiva em todas as instâncias de nossa vida, pode tornar uma possibilidade real e necessária para que a pessoa que a faz o faça com responsabilidade, ou seja, que esta comunicação esteja ligada com as ações práticas.
Que esta comunicação , considerada uma junção da teoria e da prática.
Para isso é necessário se ter um olhar mais crítico com relação as práticas realizadas na escola em que a comunicação por meio dos equipamentos tecnológicos, seja: computador, rádio, televisão, entre outras.
E que a comunicação seja realizada com responsabilidade e com clareza nas ações quando se trata de educação e de comunicação, na escola , por meio dos equipamentos tecnológicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário